terça-feira, 21 de julho de 2009

VERDADE




Acabo de assistir dois filmes aparentemente totalmente diferentes, mas que guardam uma profunda relação: "Ele não está tão a fim de você" e "O grande truque". Não vou me deter contando as histórias, mas recomendo ambos. Agora, a relação: os dois filmes falam sobre a verdade.
Não "verdade", pronto e acabou, mas a verdade real, que não queremos enxergar, nos fazemos de cegos fingindo que tudo é maravilhoso e não somos capazes de sermos realmente sinceros, de dizer a verdade que merece receber esse nome. Nos enganamos, nos iludimos, mesmo sabendo que tentamos mentir para nós mesmos. No fim, é preciso admitir a realidade.
Se ele não ligou, não está a fim, simplesmente. Se foi demitido, é porque não foi suficientemente bom. Não atingiu o objetivo, não lutou com tudo o que era preciso. Se perdeu no meio do mundo, não fez nada para se encontrar. É apenas isso. A verdade.
As pessoas parecem gostar de viver em um mundo de mentira, fantasiando, se iludindo e fingindo acreditar que tudo é exatamente perfeito. Mas não é, e precisamos admitir nossos erros, limitações, defeitos e qualidades. Não podemos nos enganar eternamente, pois a verdade parece ter vontade própria, uma necessidade constante de fluir e se revelar. Ouvir a verdade pode doer, pode ferir. Mas é a verdade.
"Agora você está procurando pelo segredo. Mas você não encontrará porque, claro, não está realmente procurando. Você não quer saber. Você quer ser enganado" é a narração final de "O grande truque". História de dois mágicos que praticamente tentam se destruir, que querem roubar o segredo do outro. Talvez o grande segredo de cada um de nós seja a verdade. Não aquela fácil de ser dita, mas aquela que todos insistem em esconder. E, por pior que seja, é melhor do que qualquer truque.

Um comentário:

  1. Adorei o "grande truque", inteligentíssimo, discordo um pouco sobre o "ele não está tão afim de você", mas num deixa de ser um belo ponto de vista, o seu...
    Bons dias

    ResponderExcluir